Telas de aço galvanizado oferecem proteção extra
As redes de proteção começaram a ser usadas nos idos anos 1970, 1980. Na época, a ideia era proteger as crianças, mas muitos debates acaloraram as reuniões condominiais. Alguns achavam que o artefato alterava as fachadas e não queriam tais alterações. Mas a discussão chegou à esfera jurídica e finalmente as redes foram autorizadas legalmente por questões de segurança mesmo.
Atualmente, alguns condomínios padronizam a cor que os moradores devem usar para que determinado modelo seja seguido e o visual não fique comprometido. Outros não fazem nenhuma exigência. Mas uma questão de bom senso sempre é esperada.
No início dos anos 1980, Sebastião Sardinha, da empresa Telas Guaratiba, já atuava no mercado e ele lembra que só se usavam telas de aço. Depois disso as telas de náilon se popularizaram e tomaram conta do mercado.
Porém, até hoje, algumas pessoas ainda preferem as de aço por motivos variados: crianças ou adultos com necessidades especiais e também por causa de animais que roem as telas de náilon.
Sebastião Sardinha já viu de tudo: “Já vi criança que cortou a tela com tesoura e também animais que roeram as telas.” Isso é mais comum do que se pensa.
Dor que nunca cessa
Foi o que aconteceu com Caio Cunha, empresário, pai de um bebê que nasceu no segundo semestre de 2020 e também de oito cães da raça shitzu. Ele, que tinha apenas um casal de cachorros, de repente se viu com vários filhotinhos lindos e acabou não se desfazendo de nenhum. A família aumentou bastante de uma hora para outra.
Caio mora no 10º andar de um prédio na zona sul do Rio de Janeiro e passou pela situação traumática de perder um de seus filhos de quatro patas por causa da rede de náilon roída. “Aconteceu comigo, infelizmente, nunca imaginei que isso pudesse ocorrer. Eu já morava nesse apartamento havia um ano aproximadamente. Quando mudamos para cá já encontramos a rede na varanda; nós checamos se ela estava ok, e estava. Mas uma parte cedeu e um dos cachorros passou por ali”, lamenta profundamente.
O morador, ainda muito consternado com o acontecido, colocou tela de aço em sua varanda. Agora estão todos seguros, mas a dor ficou. “Sinto um remorso muito forte por não ter imaginado que isso poderia acontecer. Ainda me dói muito até falar sobre isso”, diz ele, que pensa até em se mudar do local para evitar as lembranças fatídicas.
Caio concorda com o especialista das Telas Guaratiba. Para ele, as telas de aço devem ser usadas para animais e até em casos de crianças hiperativas. “Como medida de segurança e precaução”, finaliza.
A revista Condomínio etc. compartilha de sua dor, Caio, e agradece seu depoimento, que certamente vai ajudar muitas pessoas a protegerem de forma mais eficaz seus pets.
Redes de aço galvanizado
Tela articulada de aço galvanizado. Esse é o produto que quem deseja proteção máxima para pessoas e animais de estimação pode e deve pedir para instalar em varandas e janelas.
O especialista da Telas Guaratiba explica que essa rede é mais cara do que a de náilon, mas a durabilidade é muito maior também. Segundo ele duram no mínimo dez anos. “Mas é importante que se usem ganchos de aço inoxidável para fixar a tela nas paredes. Esse tipo não enferruja”, ressalta, lembrando que vivemos numa cidade que recebe umidade do mar e que peças de ferro acabam enferrujando muito rápido.
Ele dá a dica para quem acha que não vai saber se está recebendo gato por lebre ao adquirir os ganchos adequados: “Quando a empresa for instalar as redes, o cliente deve usar um ímã para ver se ele adere aos ganchos que serão afixados na parede. O ímã não adere ao aço inox”, avisa ele, observando que os ganchos de inox, por terem muito mais qualidade, também são mais caros que os comuns, de ferro. “Os de ferro são até mais bonitos, mas enferrujam, não aconselho”, pontua ele, avisando que, para oferecer qualidade absoluta, só trabalha com os melhores fornecedores de matéria-prima.
A instalação desse tipo de rede é feita por profissionais especializados em metalurgia. Diferentemente das redes de náilon, que para fechar determinada área basta serem cortadas, as telas de aço galvanizado são feitas sob medida. “A técnica é completamente diferente. Em minha empresa a chamamos de tela caracol – ela é articulada, não é rígida”, explica Sardinha.
O proprietário da Telas Guaratiba explica ainda que essas telas podem ser revestidas de PVC nas cores branca ou preta: “Isso garante maior beleza e durabilidade.” Do contrário, ficam com a cor natural do aço. “Fios, malhas e tamanhos também podem variar de acordo com a necessidade de cada cliente”, detalha ele.
O uso do acabamento em PVC é indicado para alambrados e cercamentos em geral, sendo muito recomendado para locais onde haja variações climáticas, poluição e para ambientes ao ar livre, além de possuir maior resistência à ferrugem.
Serviço
Telas Guaratiba
(21) 99989-9718 (WhatsApp)
3402-7212
telasguaratiba.com.br
deixe seu comentário
posts relacionados
Novo modelo de coleta domiciliar de lixo do Rio de Janeiro
Por volta de meus 10 anos, enquanto estudava no saudoso Colégio Princesa Isabel, ouvi algo de uma professora que me marcou para o resto da vida. Certo dia, durante... Saiba mais!
Tá calor?
Nada melhor do que aproveitar a piscina do condomínio Pelo que tudo indica, o verão de 2025 vai ferver de calor na maior parte do Brasil. A previsão é do... Saiba mais!
Contas de água em condomínios podem aumentar até 400% com nova regra do STJ
Os condomínios que ainda utilizam um único hidrômetro para medir o consumo de água podem enfrentar aumentos significativos nas contas, com especialistas apontando que os reajustes podem chegar a... Saiba mais!
Acidentes acendem alerta para manutenção de elevadores
Equipamento é o transporte mais seguro do mundo, mas essa tranquilidade também depende do respeito às regras de uso Um levantamento feito em 2021 pela revista norte-americana Condé Nast... Saiba mais!