O Secovi Rio realizou, no dia 17 de março, mais uma edição do evento Panorama do Mercado Imobiliário. O encontro aconteceu no auditório da Fecomércio RJ, no Flamengo, e reuniu diversos interessados em conhecer as tendências e perspectivas sobre venda; locação; compra; ações condominiais e locatícias; lançamentos; mercado corporativo e financiamentos em todas as regiões da cidade.
O presidente do sindicato, Pedro Wähmann, reforçou a relevância de projetos como o Reviver Centro para a retomada econômica da cidade. Representantes do Instituto Pereira Passos explicaram o trabalho que vem sendo feito para monitorar dados sobre a área central do município, a fim de auxiliar na tomada de decisão para novos projetos estratégicos da Prefeitura.
Foram detalhados os indicadores de 2021 sobre o ramo de venda e locação de imóveis usados: o Rio de Janeiro registrou certa estabilidade no valor do metro quadrado para locação, o que deve permanecer ao longo de 2022. A alta das vendas residenciais também foi apontada, e 2021 fechou com um dos melhores resultados desde 2014.
Em termos de locação, foram identificadas muitas negociações de aluguel, o que culminou em acordos e bons contratos entre locadores e locatários durante a pandemia.
Já no segmento de vendas de casas e apartamentos, a procura por imóveis maiores e com mais qualidade de vida para o trabalho híbrido aqueceu bastante o mercado carioca, principalmente na zona oeste.
O Panorama aponta que 2021 contabilizou um crescimento de 66% na concessão de crédito, com amplo destaque para empreendimentos na Região Sudeste. Já o total de financiamentos do ano fechou em R$ 255 bilhões.
A tendência do segmento de imóveis corporativos de alto padrão, segundo o Panorama do Secovi Rio, é que, em 2022, o trabalho híbrido e os espaços colaborativos nas empresas corroborem um novo perfil de escritórios no Brasil.
Faça aqui o download do material distribuído no Panorama do Mercado Imobiliário.
deixe seu comentário
posts relacionados
Inspeção periódica de gás é lei
A inspeção periódica de gás agora é lei. É importante que síndicos e moradores saibam que a Naturgy não faz esse tipo de trabalho, mas há empresas devidamente credenciadas... Saiba mais!
Copa do Mundo no condomínio
A Copa do Mundo é sempre um momento de alegria para os brasileiros, mas é importante garantir a segurança, tranquilidade e harmonia dentro dos condomínios. Essa tarefa deve partir... Saiba mais!
Dengue preocupa o Rio
Com o verão batendo à porta, o Rio de Janeiro já registra aumento dos casos de dengue. A estação mais quente e chuvosa do ano por si só já... Saiba mais!
Criptomoedas podem pagar IPTU
Empresas especializadas em operações com criptomoedas vão poder se cadastrar no município para oferecer a seus clientes a possibilidade de pagar o IPTU 2023 com moeda digital. Com a... Saiba mais!