Nem sempre só a cobertura obrigatória é suficiente; as opcionais podem ser a solução de seus problemas
Entre os deveres de um síndico está o de contratar o seguro obrigatório. Aliás, a não contratação representa falta grave, e o síndico responde por isso legalmente. A Lei nº 4.591 e o Novo Código Civil estabelecem a obrigatoriedade da contratação de um seguro que cubra toda a edificação contra o risco de incêndio ou outro evento qualquer que possa causar destruição total ou parcial das instalações seguradas. Normalmente, os seguros são anuais e devem ser renovados sem interrupção.
A CIPA recomenda que cada novo síndico reveja valores e coberturas na renovação, pois o seguro básico escolhido por um síndico anterior nem sempre deixa o prédio totalmente garantido contra sinistros. Isso se dá porque alguns condomínios estão em áreas mais sujeitas a eventos como raios, explosões, quedas de aeronaves, vendavais, impacto de veículos, roubo… O recomendado é uma análise abrangente para verificar quais novas coberturas o síndico deve fazer, até porque a lei não determina que eventos devem ser segurados além de incêndio. A CIPA Corretora está atenta e disponível aos síndicos para essa análise e oferece completa assessoria na contratação de qualquer seguro necessário ou indicado.
Maria Teresa Teófilo, síndica do Condomínio Presidente Rodrigues Alves há 5 anos, sentiu na pele o prejuízo de um vendaval no telhado do condomínio: “Eu apenas renovava o seguro que já havia no prédio, achava que era suficiente, desconhecia as coberturas opcionais. Um vendaval de verão destelhou o prédio e o prejuízo foi enorme”, relata.
O prédio em questão fica na zona sul do Rio, próximo à praia, e a construção é de 1964. As telhas de amianto não resistiram ao temporal de verão e o estrago foi grande. “As águas de março chegaram antes da hora, e fomos surpreendidos não só pelo destelhamento, como também ao saber que nosso seguro não cobriria o prejuízo”, lembra Maria Teresa, ainda pesarosa.
A partir disso, claro, a síndica aumentou a cobertura do seguro do condomínio; ela é enfática: “Aconselho os síndicos a não fazerem só o seguro bá – sico, que pode ser insuficiente na hora da necessidade.”
O condomínio, que é administrado pela CIPA, agora está totalmente coberto e seguro.
Outros seguros interessantes
A CIPA Corretora oferece outros seguros que são muito interessantes e indicados para os condomínios. Além do Seguro de Vida Obrigatório dos Fun – cionários, há também as opções Seguro Saúde do Funcionário, Plano Odonto – lógico do Funcionário e Seguro Risco Engenharia, que disponibiliza garantia de segurança para obras e cobertura contra danos causados a terceiros. Ligue para a CIPA Corretora e se informe!
Conheça as coberturas ideais para seu condomínio
A contratação do Seguro do Condomínio é obrigatória, com cláusula inclusa na Lei nº 4.591 e no Novo Código Civil, mas você sabe quais as coberturas de que seu condomínio realmente precisa? A CIPA Corretora pode ajudar você a analisar sua necessidade. Conheça algumas coberturas:
Básica – Abrange os danos materiais causados ao imóvel por incêndio e ex – plosão, fumaça e queda de aeronaves
Ampla – Tem cobertura para quaisquer eventos que possam causar danos materiais ao imóvel segurado, exceto os expressamente excluídos nas Condições Gerais, assim como os que envolvem responsabilidade civil, para a qual deverão ser contratadas coberturas adicionais.
Responsabilidade Civil Condomínio – Danos corporais ou materiais de responsabilidade do condomínio causados a condôminos e visitantes.
Responsabilidade Civil Portões – Cobre os prejuízos causados pelos acidentes comuns com portões, desde que sejam de responsabilidade do condomínio.
Responsabilidade Civil da Guarda de Veículos – Incêndio, subtração de veículos mediante ameaça ou violência contra o segurado
Responsabilidade Civil do Síndico – Danos involuntários, corporais e/ou materiais causados a terceiros decorrentes de falhas na gestão no exercício da função de síndico.
Quebra de Vidros – Garante vidros instalados em janelas, balcões, prateleiras e revestimentos, espelhos planos etc
Danos Elétricos – Danos a aparelhos e instalações elétricas ou eletrônicas causados por curto-circuito ou variação de tensão.
Vendaval e Impacto de Veículos – Danos materiais causados por vendaval, furacão, ciclone, tornado, impacto de veículos etc.
deixe seu comentário
posts relacionados
Novo modelo de coleta domiciliar de lixo do Rio de Janeiro
Por volta de meus 10 anos, enquanto estudava no saudoso Colégio Princesa Isabel, ouvi algo de uma professora que me marcou para o resto da vida. Certo dia, durante... Saiba mais!
Tá calor?
Nada melhor do que aproveitar a piscina do condomínio Pelo que tudo indica, o verão de 2025 vai ferver de calor na maior parte do Brasil. A previsão é do... Saiba mais!
Contas de água em condomínios podem aumentar até 400% com nova regra do STJ
Os condomínios que ainda utilizam um único hidrômetro para medir o consumo de água podem enfrentar aumentos significativos nas contas, com especialistas apontando que os reajustes podem chegar a... Saiba mais!
Acidentes acendem alerta para manutenção de elevadores
Equipamento é o transporte mais seguro do mundo, mas essa tranquilidade também depende do respeito às regras de uso Um levantamento feito em 2021 pela revista norte-americana Condé Nast... Saiba mais!