Academias nos condomínios ganham forma e modernidade com equipamentos alugados
Você já pensou em ter uma academia de ginástica dentro de seu condomínio, à sua disposição? Nos dias mais corridos, não é necessário se deslocar, é só entrar no elevador, descer e malhar, sem preocupação, no tempo que der. Muitos condomínios novos e modernos já têm essa alternativa desde sua construção. Mas, para os que não a têm, o aluguel de equipamentos surgiu como uma ótima opção. E mesmo para os que já têm academia, a locação de aparelhos também pode trazer modernidade com itens de ponta.
Walter Santos é gerente comercial da empresa Ergotec Fitness. Há mais de 30 anos no mercado, eles vendem, alugam e fazem a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de ginástica. De acordo com o gerente da Ergotec, o grande impulso no aluguel desses produtos para os condomínios residenciais começou durante a pandemia de Covid-19, em 2020. “As pessoas não podiam ir para a academia e não queriam comprar um equipamento, porque não queriam ficar com aquele produto em casa quando a pandemia acabasse. Daí surgiu uma grande demanda para alugar essa aparelhagem, como esteiras e bicicletas ergométricas. Nós vimos uma brecha e começamos a alugar, não só diretamente para uma pessoa, mas para os condomínios.”
Hoje em dia, a empresa tem contrato com quase 40 condomínios em toda a cidade do Rio de Janeiro. Segundo Walter, o prédio só precisa ter uma sala com ar-condicionado e um bom sistema elétrico para se fazer a adaptação. A empresa tem até um programa de computador que analisa o espaço e sugere o número de aparelhos para cada local. “O ideal também é instalar um piso específico para a realização de atividades físicas, que a gente também vende, e ter uma boa iluminação. Dependendo do ambiente, podemos criar um espaço fitness com poucos equipamentos ou até uma academia de grande porte, com maquinário de última geração.”
O Condomínio Barbacena, localizado na zona sul da cidade, foi um dos que optaram pelo aluguel de equipamentos. A síndica profissional Clarisse Bokel foi a responsável por disponibilizar esse serviço para os moradores. Muitos condomínios do entorno, inclusive, costumam se aconselhar e pegar dicas com ela, que está sempre antenada com o que há de melhor no mercado. “Todos aprovaram e têm aproveitado demais a academia. A gente inaugurou o local no fim do ano de 2023 e, diariamente, o espaço tem movimento de pessoas. E todas elas cuidam como se fosse uma extensão, um pedacinho de casa.”
Já na função de síndica há quase 14 anos, Clarisse só vê vantagens no contrato de aluguel. Ela aproveitou uma sala que estava fechada há anos para criar uma academia. Contratou um arquiteto, que fez todo o layout, e aproveitou o dinheiro de uma ação judicial que o condomínio ganhou para fazer a obra. Foram profissionais de educação física que moram no prédio que indicaram para Clarisse a empresa que aluga os equipamentos. “Fizemos a reforma do sistema elétrico, colocamos um disjuntor para cada esteira, colocamos piso, estruturamos toda a sala e depois alugamos os aparelhos. Eu não conhecia esse serviço e fiquei muito surpresa quando os moradores que são personal trainers me indicaram. E para os condôminos, o aluguel fica mais barato do que pagar uma academia de ginástica e cada um deles ainda pode levar seu personal.”
No Condomínio Barbacena, a academia fica aberta 24 horas, sete dias na semana. Então, o morador pode ir a hora que quiser e ficar quanto tempo desejar. Outra vantagem do aluguel é que o síndico não precisa se preocupar com manutenção. A assistência técnica indispensável é feita pela empresa. “Em caso de necessidade de troca do aparelho por qualquer motivo, isso é feito sem custo nenhum para o locador. A manutenção é mensal, mas, se aparecer qualquer problema, um funcionário vai até o local fazer o reparo. Isso elimina custos com peças, já que está tudo incluído no contrato. Não pagam frete da entrega, não pagam a manutenção preventiva e enviamos técnicos quantas vezes forem necessárias. Além disso, o condomínio pode escolher alugar equipamentos já usados, com contrato de três meses, ou itens novos, com contrato a partir de 24 meses. Estes são mais longos, porque investimos na compra de artigos novos, e esse é o tempo que temos para recuperar esse investimento. Depois de um ano, o cliente escolhe se quer renovar o contrato com equipamentos novos ou se continua com os mesmos”, explica o sócio da Ergotec.
Mas muita atenção. A mudança da destinação de uma área no condomínio tem que ser aprovada em assembleia com quórum qualificado de dois terços dos condôminos. Para o advogado Pedro Barbosa, especialista em questões de condomínio, “mudar uma área, mesmo sem ela ter destinação específica, pode gerar incômodo para os moradores. Por isso a lei coloca um quórum mais qualificado para a alteração de finalidade desses locais. E as coisas, atualmente, são mais fáceis porque, em 2022, houve alteração do Código Civil brasileiro, que mudou esse quórum. Antes, o síndico tinha que ter a aprovação de todos os condôminos.”
Pedro é sócio do escritório Karpat Advogados Associados no Rio de Janeiro. O Karpat é o maior escritório no Brasil na área condominial e tem mais de 4 mil clientes residenciais e comerciais no país. “Uma academia pode fazer de uma área que era silenciosa um local com maior fluxo de pessoas. E isso pode incomodar alguns moradores. Então, o síndico tem que convocar uma assembleia, incluir esse tópico para deliberar. Se ele não conseguir os dois terços de que precisa nessa assembleia, ele tem o recurso de fazer uma votação e tornar essa assembleia permanente. Então, por exemplo, vamos dizer que são 90 condôminos no total. O síndico precisa de 60 votos, mas só foram 40 pessoas à assembleia. Então, ele faz uma votação para que essa assembleia vire permanente e esses 40 votos fiquem valendo por 90 dias. A partir daí, faz outras assembleias, durante esse período, até conseguir reunir os 60 votos necessários para realizar a obra. Essa possibilidade facilita a aprovação de alteração de destinação das áreas comuns.”.
Se o síndico não tiver essa aprovação, os riscos são grandes. “Ele estará violando uma lei federal, e um condômino pode processá-lo. Se ele perder, tem que desfazer a obra, romper o contrato com as empresas contratadas e ainda pode ter que pagar uma indenização. Então, eu aconselho que o síndico só realize a mudança depois de tudo aprovado em assembleia”, conclui Pedro.
Além disso, é importante escolher uma boa empresa na hora da contratação. O sócio da Ergotec Fitness orienta que o síndico faça uma boa pesquisa, veja a avaliação da empresa na internet e converse com quem já tem um contrato com a fornecedora do serviço para não cair em golpes. “Quando locamos, sempre procuramos atender bem o cliente, escutamos o que o síndico deseja e indicamos o melhor contrato para ele. Não alugamos equipamentos com defeito ou que tenham problema de peças. Quando visitamos o condomínio, mostramos para os moradores fotos e falamos das características de cada aparelho que vamos colocar. Nossos produtos são nacionais, com assistência técnica autorizada de fábrica, por isso mesmo sempre temos estoque de peças, o que agiliza o atendimento.”
Uma academia também acaba valorizando o imóvel, e com a possibilidade de alugar os aparelhos, não há a necessidade de um investimento muito alto. Também faz com que os moradores compartilhem as áreas comuns com mais frequência, estimulando a prática de esportes, a promoção da saúde e a interação das pessoas. “A instalação do espaço de ginástica contribui para a modernização do imóvel. E quem tem a vida corrida, ainda pode aproveitar o tempo livre malhando sem ter que sair de casa”, conclui Clarisse.
Serviço
Ergotec Fitness
(21) 98235-1500 /3178-1500
www.ergotecfitness.com.br
deixe seu comentário
posts relacionados
Novo modelo de coleta domiciliar de lixo do Rio de Janeiro
Por volta de meus 10 anos, enquanto estudava no saudoso Colégio Princesa Isabel, ouvi algo de uma professora que me marcou para o resto da vida. Certo dia, durante... Saiba mais!
Tá calor?
Nada melhor do que aproveitar a piscina do condomínio Pelo que tudo indica, o verão de 2025 vai ferver de calor na maior parte do Brasil. A previsão é do... Saiba mais!
Contas de água em condomínios podem aumentar até 400% com nova regra do STJ
Os condomínios que ainda utilizam um único hidrômetro para medir o consumo de água podem enfrentar aumentos significativos nas contas, com especialistas apontando que os reajustes podem chegar a... Saiba mais!
Acidentes acendem alerta para manutenção de elevadores
Equipamento é o transporte mais seguro do mundo, mas essa tranquilidade também depende do respeito às regras de uso Um levantamento feito em 2021 pela revista norte-americana Condé Nast... Saiba mais!