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Serviço de limpeza terceirizado: praticidade e economia para seu condomínio

Soluções completas para seu condomínio

Mão de obra qualificada e planejamento ajudam a manter o espaço limpo e bem cuidado

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A limpeza é essencial para o funcionamento do condomínio. Influencia na boa aparência e no bem-estar de todos. Você pode reparar que ninguém elogia quando está limpo e cheiroso, mas reclama logo quando a sujeira aparece. Para o síndico é uma tarefa árdua que requer estar atento o tempo inteiro. Fazer as escalas dos funcionários; comprar o material de limpeza e os equipamentos de proteção individual (EPIs); cuidar do estoque dos produtos; fiscalizar o trabalho. Ufa! Juntando isso com o restante do trabalho, a administração condominial é uma dor de cabeça e tanto. 

Pensando nisso, alguns condomínios optaram por empresas especializadas em limpeza que também cuidam da parte burocrática de contratação de mão de obra, aquisição de produtos e estoque, além da execução do serviço. Sem dúvida, o segmento de terceirização de mão de obra de limpeza vem crescendo. 

Rapha Davoglio é síndico profissional há sete anos, mas já trabalha com administração predial há mais de 20. Nos 12 condomínios que ele administra, na cidade de São Paulo, todos têm serviço terceirizado de limpeza. “A gente transfere para as empresas que têm conhecimento do assunto e experiência a responsabilidade de executar um serviço de qualidade. Além de a terceirizada cuidar de treinamento, salários, benefícios, direitos trabalhistas e toda a burocracia referente ao pessoal, ela também é encarregada de fornecer os melhores produtos para cada condomínio. Isso faz com que o trabalho seja muito mais eficiente. Às vezes, é importante o síndico delegar tarefas para especialistas.”

Empresas que oferecem mão de obra terceirizada possuem técnicas e rotinas bem estabelecidas, o que otimiza todo o trabalho. Cláudio Vale é gerente-geral de Facilities da empresa Nature. Ele ressalta que a contratação desses serviços traz inúmeras vantagens: “Funcionários treinados e capacitados para a execução das tarefas; qualidade assegurada na entrega dos serviços; custos de admissão e demissão; treinamentos; uniformes; 13º salário e compra de insumos; escopo do plano de trabalho elaborado de forma técnica para a redução do tempo operacional.” Outra coisa interessante na terceirização é que, se um funcionário faltar por algum problema de saúde, por exemplo, a contratada é quem arca com um novo colaborador para substituir o que faltou. 

A empresa Haganá está no mercado há 25 anos. Marcelo Oliveira é o gerente-geral de Faciliteis da empresa. De acordo com ele, “a terceirização de serviços é o que tem de mais moderno hoje no mercado, claro que atrelada a uma empresa capacitada para implantar e conduzir soluções e processos que gerem resultados. Ter uma parceira que administra e faz a gestão de serviços e pessoas é a principal vantagem entre muitas que a terceirização oferece”. Além disso, a Haganá vem investindo em maquinário de ponta, como o equipamento usado em lavações de locais de grande fluxo que reduz a quantidade de água, minimizando, assim, o risco de acidentes.

Outro fator importante é que uma empresa especializada vai saber exatamente que produto usar em cada piso, cada elevador e nas áreas comuns do condomínio. “Eu já tive problemas na limpeza de um condomínio. Os funcionários contratados não tiveram orientação de especialistas e acabaram usando um produto errado em um piso poroso, que só podia ser limpo com água e sabão. Nós, então, tivemos que tirar o piso e fazer um tratamento nele. Foi realizado um estudo para entender o que era menos corrosivo para aquele tipo de material, porque nem no manual descritivo constava como cuidar dele. Depois de muito trabalho, com a ajuda da Haganá, deu para salvar o piso. Por isso, para mim, esse suporte é muito importante. É dar a César o que é de César”, conta Rapha. 

Além de capacitar os funcionários, a Haganá tem atendimento específico para cada cliente. “Tivemos muitos casos em que assumimos o condomínio em condições precárias. Na ocasião, nossa equipe de qualidade, antes da implantação de qualquer tipo de tratamento, mapeou os pontos críticos, elaborou um cronograma com datas para a melhoria de todos os problemas identificados. Já no primeiro dia de implantação, o cronograma foi colocado em prática. Isso faz toda a diferença, pois os moradores passam e fazem comentários elogiando as ações e a organização com que tudo é feito”, conta o gerente-geral de Facilities da Haganá. 

É impossível pensar na rotina de limpeza do condomínio sem associá-la ao uso de bons produtos. Para Renata Ribeiro, gerente de Marketing da Gr Higiene e Limpeza, “escolher um produto somente por ser o mais barato não vale a pena, já que, para um local estar bem limpo e higienizado, precisa de itens de qualidade. Outros pontos que devem estar bem definidos são: a identificação da área a ser limpa, o produto adequado e a estimativa da quantidade a ser utilizada no período determinado. Com esses pilares bem estruturados, a economia é certa”.

Cláudio Vale, da Haganá, acredita que um dos principais causadores do desperdício é a falta de treinamento da equipe. O despreparo para a utilização do material de limpeza faz com que ele seja utilizado de forma inadequada. Por isso, o controle de estoque é fundamental para não ter compras em excesso. Vale ressaltar também que todo material químico tem de estar devidamente identificado com etiquetas de acordo com a diluição de cada produto.

As compras podem ser organizadas por meio de contratos ou então ser feitas pelos sites das empresas. Para Renata Ribeiro, “fazer um contrato pode ser interessante em algumas situações, mas pode deixar as compras mais engessadas. Já as compras on-line, que já faziam parte de nossa rotina com a pandemia, nos levaram a rever várias atitudes do cotidiano, e comprar pela internet passou a ser a primeira opção. Pelo www.comparagr.com.br, o síndico tem, à disposição, uma variedade de produtos a preços acessíveis e com entrega gratuita”. 

A organização é a melhor maneira de otimizar trabalho e tempo, e cada síndico vai definir sua atuação da melhor forma. “São duas realidades distintas, e quando bem organizadas, geram bons resultados. Alguns síndicos preferem fazer a limpeza com os próprios colaboradores, nesse caso, o treinamento é fundamental para o melhor resultado. Outros optam por contratar uma empresa especializada”, afirma Renata. O importante nessa escolha é estar sempre assessorado por especialistas no assunto.

Para quem prefere manter os funcionários do condomínio, estabelecer uma rotina de trabalho e implementar ao planejamento uma lista de afazeres, agenda de trabalho e áreas prioritárias é boa dica para organizar o serviço. Assim, todos os funcionários vão saber seus horários, tarefas e prioridades. É importante fazer um checklist da limpeza durante o dia, desse modo, fica mais fácil provar para os condôminos que o local foi limpo. “Mais do que ser vista, a limpeza precisa ser sentida. Não adianta estar só cheiroso, não é só o odor. Ela tem que ser sentida; os produtos usados precisam ser avaliados em relação ao tipo de piso, à tinta, para eles serem usados de forma correta”, afirma Rapha Davoglio. 

Além de limpeza, algumas empresas também oferecem outros serviços terceirizados, como jardinagem e zeladoria, em um contrato global. De acordo com Cláudio, gerente da empresa Nature, “um condomínio no Recreio dos Bandeirantes estava passando por um processo bem delicado na parte da limpeza e jardinagem. Eram várias reclamações dos moradores, como limpeza precária, falta de cronograma operacional, colaboradores sem treinamento, equipamentos sucateados etc., o que gerou grandes transtornos para o síndico. A Nature trouxe supervisores para a elaboração de um plano operacional, juntamente com equipamentos modernos e profissionais qualificados, e deixou o condomínio no padrão de excelência com o qual a empresa trabalha”.

Outra questão que deve ser vista com seriedade é a escolha da empresa que vai prestar o serviço. “Tem que ser avaliada a condição como um todo – estrutura financeira e física, backoffice etc. Sabemos que ter uma empresa de renome e que está consolidada no mercado traz uma tranquilidade que vai além do preço, já que prejuízos inestimáveis podem ocorrer com a escolha de um prestador errado”, orienta Marcelo, gerente-geral de Facilities da Haganá.

Cláudio Soares, diretor da Nature, também alerta que, com o crescimento no setor terceirizado, o síndico precisa estar atento à qualidade e às referências que a empresa tem a oferecer. “Geralmente, empresas com o preço muito abaixo do mercado acabam trazendo mais problemas do que solução. Hoje, para atender as exigências do mercado, as melhores firmas têm investido em capacitação profissional, equipamentos modernos e material de qualidade. É preciso estar atento a esses diferenciais.”

 

Serviço:

Gr Higiene e Limpeza
(21) 2765-9550
compragr.com.br

 

Haganá
(21) 2430-1800/99659-2564 (zap)
hagana.com.br

 

Nature Terceirização
(21) 3596-1737
nature.rio.br

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