
Os desafios do dia a dia da administração condominial possuem inúmeros detalhes. Um dos mais importantes é o que se refere à segurança do condomínio durante os temporais, por isso, os cuidados devem ser redobrados.
Confira a seguir os principais pontos de atenção!
Para-raios
As chuvas de verão geralmente vêm acompanhadas por raios, por isso, o síndico deve se certificar de que o sistema de para-raios esteja em ordem. A instalação precisa ser verificada por um profissional habilitado, com registro no CREA-RJ, que levará em conta as condições de conservação da estrutura de captação das descargas atmosféricas e a estrutura de condução dessas descargas até o aterramento.
As antenas também têm potencial para receber os raios durante as tempestades, muito por causa de sua localização. Por isso, elas precisam estar ligadas aos para-raios.
Impermeabilização
Toda a parte estrutural de um edifício precisa ser impermeável à passagem de fluídos e vapores. Laje do telhado, jardins, laje térrea, paredes etc. precisam de atenção constante. A infiltração pode causar corrosão e perda das proteção do concreto. Externamente, estraga a pintura e o revestimento. Fora isso, a umidade permite a proliferação de bolor, o que prejudica a saúde dos condôminos.
Sistema de escoamento
A manutenção de todo o sistema de escoamento da água da chuva (calhas, condutores, caixas de passagem, caixas de captação, drenagem e buzinotes) deve estar em dia. É bem comum que algumas partes do sistema contenham folhas, insetos e poeira, o que atrapalha o funcionamento eficaz do equipamento. Por isso, a limpeza regular é imprescindível.
Vale sempre verificar se os ralos das áreas comuns, bem como os das coberturas, caso existam no condomínio, estão desentupidos e com a vazão adequada.
Os cuidados com o escoamento devem ser estendidos também à garagem, onde os ralos e as bombas de sucção podem evitar alagamentos em muitas situações. Além disso, os funcionários do condomínio devem ficar atentos para a instalação momentânea de barreiras físicas e de uma possível necessidade de realocação dos carros dos moradores.
Elevadores
A água das chuvas pode atingir a casa de máquinas e acabar atingindo todo o equipamento e o poço. As oscilações de energia também podem danificar os circuitos, impossibilitando o funcionamento dos elevadores e prejudicando a todos no condomínio. Por isso, é bom se certificar de que não há nenhuma infiltração.
Caso os poços sejam inundados, as cabines devem ser enviadas para o último pavimento, a chave geral precisa ser desligada e a empresa responsável pela manutenção deve ser acionada imediatamente.
Luzes de emergência
O sistema de iluminação de emergência deve ser checado periodicamente porque, durante as fortes chuvas, costuma haver queda de energia.
Todos no condomínio – síndico, funcionários e condôminos – devem ser conscientizados sobre as ações preventivas para evitar e/ou minimizar os possíveis danos das chuvas.
deixe seu comentário
posts relacionados

Decoração DIY: saiba como transformar seu apartamento alugado com criatividade
Morar de aluguel não significa abrir mão de um ambiente personalizado e acolhedor. Com soluções criativas de decoração DIY, é possível transformar seu espaço!

Como pequenas reformas podem elevar o valor do seu imóvel?
Pequenas reformas podem elevar consideravelmente o valor de um imóvel, oferecendo retorno significativo. Saiba mais!

Checklist para visitas: o que analisar em um imóvel antes de fechar negócio
Descubra como o nosso checklist para visitas pode transformar sua busca em uma decisão informada e confiante. Leia o artigo completo agora mesmo!

A AUSÊNCIA DE COMPETÊNCIA LEGAL DO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO (CFA) PARA DISCIPLINAR A ATUAÇÃO DO SÍNDICO CONDOMINIAL
O Conselho Federal de Administração (CFA) aprovou a Resolução Normativa n. 654, publicada no diário oficial do dia 18 do corrente mês de novembro, tendo por objeto regulamentar a... Saiba mais!